quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Os Quatro Cavaleiros do Apocalípse - Significados

Capítulo 6 - Vers. 2: "Vi um cavalo branco", tal era o cavalo que montavam os vencedores nos dias da sua entrada e do seu triunfo. "E o que estava montado nele tinha um arco, e lhe foi dada uma coroa e sai vitorioso para vencer". Por que? Porque este cavaleiro é Jesus com seu Novo Mandamento, o Cristo vitorioso. Basta ver o capítulo l9, onde o que está sobre o cavalo branco, se chama o Verbo de Deus, E aqui ele tem um arco para mostrar que atira de longe. Os profetas que armam juntamente de espada para ferir de perto, e de flechas para atirar de longe.
Eis aqui, portanto, o que aparece logo no princípio e na abertura do primeiro selo: Jesus, o Cristo vencedor e nós com Ele. Seguem-se depois os três flagelos da ira de Deus, exatamente como eles foram propostos ao rei Davi; e é o que vamos ver: guerras, fome e peste.
No versículo quatro: "E saiu outro cavalo, vermelho". O que é que significa mesmo? Vamos passar o espanador na memória? E saiu outro cavalo vermelho, cor de sangue. Manifestadamente significa o que? Exatamente: guerra! Confirma os caracteres que aqui se dão ao cavaleiro.
No versículo 5: "E apareceu um cavalo negro". Claro! Não preciso nem perguntar: esta é a fome, marcada na cor preta. Todas as caras serão negras como caldeirões tisnado ao fogo. Quem diz isso? Exatamente o profeta Joel do Velho Testamento da Bíblia Sagrada. Ele aí descreve uma terrível fome: mas não faças dano ao vinho e nem ao azeite. O que significa? Essas palavras disse Deus ao que estava montado sobre o cavalo. Nela se dá a entender que no meio desta grande fome, Deus não deixará seus filhos desamparados. Isto é que é extraordinário. Sim! Deus no meio de tão terríveis circunstâncias Apocalípticas, não deixa sem socorro os seus escolhidos. E ainda que sejam em curto número, em número tão pequeno dos pregadores da sã doutrina do Cristo segundo o seu Novo Mandamento: Eu sutento seus fiéis com a tua celestial graça, com a força do Espírito, significados no trigo e no azeite. É extraordinário este livro!
E depois vemos aparecer mais um cavalo: é um cavalo amarelo. O que segnifica? Exatamente: a peste com a mortandade que lhe segue. Está escrito aqui: e o seguia o inferno! Por inferno se entende em geral o lugar dos mortos, os sepulcros. Morreu foi pro inferno! Mas hoje nós sabemos, à luz do Novo Mandamento que a morte é uma ilusão, só é inferno para os que viverem para o mal, e céu para os que viverem para o bem. Por isso os Legionários não tem medo da morte, jamais tiveram medo da morte. Marcharemos no sul e no norte, ninguém pode essa marcha deter, pois se nós não tememos a morte, a quem é que nós vamos temer!? Esta é a chave da vida e a chave da morte(...)
(Alziro Zarur)